segunda-feira, 25 de maio de 2009
Política do café-com-leite
Politíca que aconteceu durante a República das oligarquias (1894-1930) que ficou marcada pelos presidentes sofrerem muitas influencias das oligarquias de São Paulo, que era produtora de café, e de Minas Gerais, que era a produtora de leite, por isso o nome política do café-com-leite. Os presidentes desse período tiveram um único objetivo que era favorecer essas oligarquias. O voto nesse período não era secreto o que favorecia a ascensão desses políticos ao poder, pois as pessoas eram coagidas a votar em quem as pessoas poderosas de sua cidade queriam. O fim da República das Oligarquias se deu quando o partido paulista e o partido mineiro se desentenderam com isso partido mineiro apoiou a revolução de 1930 quanto Getúlio Vargas assumiu o poder.
República das Oligarquias (1894–1930)
Os milateres que assumiram o poder não sabiam muito bem como gorvernar e manter seus interesses, com isso os representante das oligarquias assumiram o poder. O presidente Prudente de Morais foi um representante dos cafeicultores que assumiu o poder, iniciando assim o período das oligarquias, que significa governo de poucos, em que os grandes cafeicultores paulistas dominaram o Brasil e faziam de tudo ter todos os privilégios possíveis e imagináveis, sem se preocupar nem um pouco com a população.
As oligarquias só conseguiram ter um controle seguro do poder no governo de Campos Sales que criou um sistema conhecido como “política dos governadores”, que tinha como objetivo acabar com conflitos entre os governos de regiões e garantir o poder de cada estado aos grupos mais fortes, cafeicultores ou produtores de leite.
Coronéis do café: elites durante a República das Oligarquias.
República da Espada (1889-1894)
Promulgada a 1ª constituição republicana Com a implantação da república os militares, que tiveram um papel muito importante nesse evento, tiveram o direito de comandar o governo e a política do Brasil. E o primeiro presidente do Brasil foi Marechal Deodoro que tinha um grande sucesso militar, mas que logo renunciou ao cargo por não conseguir lidar com os vários interesses dos cafeicultores e o seu lugar foi ocupado por Marechal Floriano Peixoto que criou uma aliança com os cafeicultores para se proteger e continuar no poder. E o principal acontecimento durante a república da Espada foi à elaboração da primeira constituição brasileira.
Marechal Deodoro da Fonseca
terça-feira, 19 de maio de 2009
A Política no Brasil
Toda sociedade para conseguir se organizar precisa de uma política, para administrá-la e mantê-la estável. Todas as culturas têm uma política, dos índios as sociedades modernas, sem uma política essas sociedades não iam ter conseguido sucesso na história, no Brasil a política já havia antes dos portugueses chegarem, nas sociedades indígenas, mas a política só se mostrou presente em uma escala maior quando os portugueses chegaram ao nosso país e anos depois com a independência do país e a formação do império por D. Pedro I.
Com a proclamação da república, as pessoas que assumiram o poder falavam que a nova política seria ótima para todos, mas era tudo fachada, e o pior é que a população impotente tinha que acreditar. As pessoas que assumiram tinham um único e claro objetivo que eram ganhos pessoais e favorecer muitas pessoas.
Com a proclamação da república, as pessoas que assumiram o poder falavam que a nova política seria ótima para todos, mas era tudo fachada, e o pior é que a população impotente tinha que acreditar. As pessoas que assumiram tinham um único e claro objetivo que eram ganhos pessoais e favorecer muitas pessoas.
Assinar:
Comentários (Atom)



